quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Entrevistas

 


Edição: Caroline Marques e Dênis Santos
Entrevistas: Caroline Marques

Links relacionados










O chimarrão lavado



Entre a cultura que envolve o chimarrão, estão as expressões usadas durante a sua degustação. Nesta postagem falaremos a respeito da mais tradicional delas, “esse mate está lavado!”.
Essa expressão surgiu sabe-se lá quando por sabe-se lá quem, mas é usada anos a fio. Ela é pronunciada após o chimarrão percorrer inúmeras mãos, ficar frio e sem o gosto inicial das primeiras rodadas (aquele gosto amargo, forte e marcante para grande parte da população do Sul).
Quando dizem “esse mate está lavado” é hora de fazer um novo, lavar a cuia, seguir os passos de preparo e aproveitar mais algumas rodadas de um belo chimarrão. Seja com os amigos, familiares, colegas de trabalho ou até mesmo sozinho.




Postado por Caroline.

Qual o melhor local para tomar um mate amargo?



         Em determinado momento me perguntei: “quais os lugares apropriados para se tomar um bom chimarrão?”. Na entrevista que realizamos com três pessoas distintas, elas nos contaram que costumam tomar seus chimarrões em casa, no trabalho e em viagens.
     

           

       Os entrevistados citaram o chimarrão como prazer, como calmante, e até mesmo para emagrecer. Viciados não vão trabalhar sem tomar um bom mate amargo, ele se tornou amuleto, sem ele, o dia não seria o mesmo para os apaixonados pela erva e pela água quente.
          O chimarrão une gaúchos por todo o mundo. Raros são aqueles que viajam e não carregam consigo, por todos os cantos que percorrem, uma cuia, uma bomba e um pacote de erva mate. O melhor local para tomar um mate amargo é qualquer lugar.


Postado por Caroline.

O turista e o chimarrão



Se perguntarmos de um modo geral para um grupo de pessoas, quais deles já experimentaram o nosso mate, veremos que em sua maioria a resposta será positiva.
         Hoje em dia quando o Rio Grande do Sul é visitado pelos turistas, logo lhes é apresentado o chimarrão como cartão de visitas. É possível ver celebridades, políticos, jogadores estrangeiros, crianças, adultos, enfim, todos eles provaram e apreciaram essa iguaria gaúcha, não importa o lugar e nem mesmo à ocasião, o chimarrão é a forma que o Rio Grande do Sul criou para estreitar os laços de amizade entre as pessoas.
         Contudo, o chimarrão é o que identifica o povo gaúcho e por isso devemos promovê-lo como o legítimo símbolo do Rio Grande do Sul, levando-o a conquistar ainda mais apreciadores por esse Brasil afora.



Postado por Dênis.

O símbolo sulista



O chimarrão se tornou símbolo da hospitalidade sulista. Quem visita o Rio Grande do Sul deseja conhecer e experimentar essa típica bebida que é apreciada pela maioria dos gaúchos.
O nosso mate, como também é conhecido, atingiu um patamar de consumo que surpreende muitos de nós, pois o chimarrão ultrapassou fronteiras e atingiu uma enorme capacidade de unir as mais diferentes classes sociais, profissões, nacionalidades e faixas etárias.
Há uma curiosidade por parte daqueles que desconhecem essa bebida, e isso contribuiu muito para que o nosso chimarrão fosse levado para outros estados e países, ou seja, é um costume típico dos gaúchos que se tornou hábito de muitos brasileiros, seja aqui no Brasil ou até mesmo fora dele.
É motivo de orgulho ver um costume do nosso povo se tornar apreciado por diversas culturas do nosso país, e não só por nós, adoradores do nosso pago.


Postado por Dênis.